quinta-feira, 8 de novembro de 2012

As freiras e os ovos


 É sabido que grande parte dos doces portugueses são  conventuais, ou seja, vindos de conventos de freiras, e nada mais comum do que possuírem nomes alusivos a religião católica, por exemplo: Papo de anjo, queijinhos do céu , toucinho do céu ou fatias de bispo.  Sabe-se que durante mais de setecentos anos  estas receitas foram aprimoradas  por freiras que prometiam o segredo  das receitas por toda sua existência mundana .
 Aliás eram moças que foram escolhidas para freiras à força, nascidas no meio e oriundas de famílias abastadas, como não cozinhavam em casa e tão pouco dentro dos conventos e estavam enclausuradas para sempre em um local com fartura de açúcar, ovos e amêndoas só podia dar no que deu, exímias consumidoras e produtoras de  doces.





 Mas é um erro pensar que estes institutos religiosos monopolizavam  a produção da doçaria portuguesa. Segundo Câmara Cascudo em  seu excelente “ A História da Alimentação no Brasil”, os doces produzidos em conventos eram largamente comercializados nas portarias destes institutos religiosos por isso a fama  da doçaria portuguesa conventual baseada em ovos e açúcar  se espalhou pela nobreza  portuguesa e posteriormente por toda a Europa. Posteriormente com o declínio das instituições  religiosas com origem no sistema feudal as mesmas freiras passaram a comercializar seus quitutes para ajudar na manutenção dos próprios convento, quando finalmente em 1834 a coroa portuguesa acabou com todas as instituições religiosas  e as freiras e um bocado de monges acabaram por espalhar as receitas mantidas em segredo por séculos, é bem verdade que muitas dessas receitas foram retiradas de dentro dos conventos.
E por falar nisso a doçaria portuguesa não teve início com a chegada do açúcar na Península Ibérica  de 1454, ou 1455, nem tampouco com o domínio árabe naquelas terras que supostamente teriam introduzido o mel em Portugal, trazendo os bolos de mel, o alfenim e a alféola. A doçaria já estava presente desde as várias invasões de outros povos centenas de anos antes dos mouros resolverem estabelecer-se naquele país irmão(CASCUDO, 2011).
                           
                             



Referencias :

Cascudo, Luis da Câmara. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2011.

Internet: Consultado em 26.11.2012.

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